Skip to content

Sinduscon Ceará brilha no Prêmio Construção

By Iris Andrade

Sinduscon Ceará celebra reconhecimentos na 22ª edição do Prêmio da Construção

A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, no Teatro do RioMar Fortaleza, reunindo mais de 800 convidados entre empresários, autoridades, profissionais do setor e formadores de opinião. O evento, promovido pelo Sinduscon Ceará, consolidou-se novamente como uma das maiores celebrações da construção civil no estado, destacando talento, inovação e compromisso com o desenvolvimento regional.

Destaques da noite

  • Construtora do Ano: Victa Engenharia, reconhecida pela aplicação de uma metodologia técnica baseada em auditorias externas e listas de verificação que fortalecem meritocracia e transparência no processo de seleção.
  • Projeto Arquitetônico: Daniel Arruda, pelo projeto BS Gold, da BSPar. A avaliação contou com a participação do CAU/CE.
  • Responsabilidade Social: Escola Novo Destino, da Construtora Marquise, premiada por promover educação e oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade.
  • Operário do Ano: Ernandes Barbosa, da WR Engenharia, reconhecido pela dedicação, superação e exemplar compromisso com a profissão.

Homenagens especiais

  • Desenvolvimento Setorial: Ricardo Bezerra, CEO da Lopes Immobilis, reconhecido pela visão estratégica que fortalece o mercado imobiliário cearense.
  • Resgate Histórico da Construção: Demerval Diniz, engenheiro civil e referência no setor de construção e hotelaria, pelo legado na transformação urbana do Ceará.
  • Tecnologia, Inovação e Qualidade: Hilda Pamplona, engenheira civil e CEO da Beton Tecnologia, destacada pela contribuição à modernização técnica do setor.

Palavras de lideranças

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, destacou o papel estratégico da construção civil para o desenvolvimento urbano da capital e ressaltou a atuação do setor como parceiro das políticas públicas. Ele afirmou que a força de trabalho presente no evento inspira a cidade, citando o crescimento das trajetórias dos profissionais como exemplo de superação.

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, representando o governador, reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento econômico e social, agradeceu aos agraciados e elogiou o capital humano que move o setor, destacando investimentos em habitação social e programas de melhoria urbana.

Visão do Sinduscon Ceará

O presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa, afirmou que o prêmio evidencia a relevância da construção para o desenvolvimento do Ceará e que cada profissional e empresa homenageados representam o esforço coletivo de um setor que impulsiona inovação, oportunidades e sustentabilidade.

Dados apresentados pelo presidente apontam o impacto econômico do setor no estado: mais de 90 mil trabalhadores atuam no Ceará; de janeiro a setembro de 2025, houve 12.739 admissões, quase o dobro do registrado no mesmo período de 2024 (6.112); o estoque de empregos formais atingiu 91.045 trabalhadores, consolidando a construção como motor econômico local.

Patrocinadores e continuidade

A edição contou com o apoio de várias instituições, entre elas Apodi, CEGÁS, , CAU/CE, SENAI, SEBRAE, FIEC, Atacado Caixa, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, que compartilham a visão de um setor mais sólido e inovador.

Com clima de emoção e reconhecimento, a edição de 2025 reforçou o compromisso do Sinduscon Ceará com a valorização da cadeia produtiva, melhoria de práticas empresariais, ambientais e sociais, mantendo o Prêmio da Construção como uma tradição de prestígio no estado.

Fonte: CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *