Setor de Cimento Brasileiro se Destaca na Descarbonização Global
By Iris Andrade
Setor de cimento no Brasil destaca-se internacionalmente na descarbonização
São Paulo, 30 de junho de 2025 – Durante o 9º Congresso Brasileiro de Cimento e Expocimento, realizado em São Paulo, líderes e representantes do setor discutiram avanços e estratégias que consolidam a indústria brasileira de cimento como referência global na luta contra as mudanças climáticas.
Indústria assumiu seu papel na agenda ambiental
Segundo o presidente do SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento) e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Paulo Camillo Penna, o setor brasileiro não enxerga-se mais como parte do problema, mas como uma peça fundamental na solução para o desafio da descarbonização. Ele destacou que, desde 1990, o Brasil possui uma das menores pegadas de carbono no setor mundial, resultado de anos de investimentos e inovação.
“Atuamos com responsabilidade ambiental, social e econômica. Desde o desenvolvimento de combustíveis alternativos até a captura e uso de carbono, estamos na vanguarda da transformação sustentável do setor.”
O progresso por meio de estratégias e investimentos
Um dos exemplos mais citados na discussão foi o coprocessamento de resíduos urbanos e pneus usados, que em 2023 atingiu a marca de 3,2 milhões de toneladas de resíduos revalorizações sustentáveis. Estas ações evitaram a emissão de cerca de 3,4 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera.
Com investimentos estimados em aproximadamente R$ 4 bilhões, o setor espera alterar as operações de suas fábricas, substituindo até 35% do combustível fóssil por alternativas mais limpas até 2030.
Alinhamento às metas nacionais e internacionais
O setor também desempenha papel ativo na elaboração de políticas públicas. Em 2019, foi criado um roadmap tecnológico para alcançar a neutralidade climática, além de participar na definição de metas de descarbonização e na implementação do marco legal do mercado de carbono, sancionado após a COP29.
Modernização da infraestrutura viária e inovação tecnológica
Outro avanço relevante é o crescimento no uso de pavimentos de concreto nas rodovias. Atualmente, eles representam 4,5% das rodovias federais, com expectativa de chegar a 10% em breve. Além disso, a indústria investe em inovação, com Projetos do Hub de Inovação na construção civil (HUBIC), em parceria com a Universidade de São Paulo, focados em novas tecnologias para sustentabilidade.
Temas abordados na conferência
- Perspectivas para alcançar a neutralidade climática pela indústria do cimento
- Iniciativas de descarbonização no Brasil
- Instrumentos e estratégias do setor para redução de emissões
- Avanços na tecnologia de coprocessamento de resíduos
- Gestão de resíduos e desafios regionais
- Coprocessamento como solução sustentável na gestão de resíduos urbanos
Simultaneamente ao evento, a Expocimento expõe equipamentos e tecnologias voltadas à inovação e sustentabilidade no setor de construção civil.
Perspectivas futuras e compromisso contínuo
O setor cimenteiro do Brasil reafirma o compromisso de avançar em suas ações de sustentabilidade, reforçando sua participação no cenário global e contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Estes esforços são considerados essenciais para o desenvolvimento sustentável e para posicionar o Brasil como líder na transição energética e ambiental na indústria de construção.
Sobre o evento
O Congresso e a Expocimento, que seguem até o dia 2 de julho, representam um momento de reflexão e planejamento para consolidar as ações de descarbonização, inovação tecnológica e fortalecimento da economia verde no Brasil.
Fonte:
Brasil Mineral