Skip to content

Plástico no Itália: arte, design com vista

By Iris Andrade

Novo espaço Lab no Edifício Itália: arte, design e arquitetura no topo de São Paulo

São Paulo, 20 de outubro de 2025 — No 31º andar do icônico Edifício Itália, o Lab retorna como um espaço de encontro entre artistas, designers e a própria arquitetura do edifício, concebido pelo arquiteto Franz Heep. A mostra de abertura reúne trabalhos de três artistas paulistas em diálogo com esculturas de metal do designer Guilherme Wentz, com grande parte das obras feitas especialmente para o espaço.

Quem participa

  • Ana Matheus Abbade: obras inéditas criadas para o Lab, em diálogo com a proposta de intervenção artística no ambiente.
  • Clara Benfatti: obras que exploram a geometria, a iluminação e a relação com os volumes do espaço.
  • Thamiris Mandú: produção de peças/esculturas com foco em metal e formas contemporâneas que dialogam com a arquitetura.
  • Guilherme Wentz: esculturas de metal com traços geométricos e minimalistas, integrando o conjunto expográfico.

A curadoria é de Carolina Lauriano, que organizou a mostra com o objetivo de aproximar a prática de arquitetura da produção artística, acelerando a colaboração entre designers, arquitetos e artistas na transformação de um espaço de alto valor simbólico.

Sobre o Lab

Localizado no topo do Edifício Itália, o Lab funciona como sala de exposições em que arte e design convivem em diálogo com a cidade, oferecendo uma nova perspectiva sobre a paisagem urbana a partir de uma experiência elevada e integrada ao contexto arquitetônico.

Visão e próximos passos

Os organizadores indicam a intenção de manter um calendário de intervenções que explorem as intersecções entre arte, arquitetura e espaço público, estimulando novas parcerias entre artistas, designers e escritórios de arquitetura.

Fonte: Folha – Plástico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *