Debate sobre verticalização de capitais nordestinas na Bienal
By Iris Andrade
Grupo de Estudos em Arquitetura promove debate sobre verticalização nas capitais do Nordeste durante Bienal em Alagoas
Integrantes do Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (gEPA/Ufal) participarão da XI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, nesta terça-feira, 04/11, às 14h, no estande do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). O encontro será uma roda de conversa sobre o processo de verticalização nas capitais nordestinas e seus impactos no desenvolvimento urbano.
Sobre o projeto
O grupo, sob a coordenação do professor doutor Alexandre Toledo, apresentará o estudo desenvolvido entre 2021 e 2025. A pesquisa examina as especificidades do crescimento vertical em Aracaju, João Pessoa, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Luís e Teresina, com um comparativo ao que ocorre em Maceió.
Exposição itinerante
A investigação também resultou na exposição itinerante “Processo de Verticalização das Capitais do Nordeste”, que já percorreu diversas faculdades de Maceió e está prevista para chegar a Arapiraca em breve.
Objetivo do encontro
A atividade oferece aos estudantes, profissionais e interessados em arquitetura e urbanismo a oportunidade de refletir sobre os desafios e possibilidades das cidades nordestinas diante do avanço da verticalização. O debate reforça a conexão entre pesquisa acadêmica, planejamento urbano e a sociedade.
Fonte: AL1