CBTU promove palestra sobre Como Aumentar a Eficiência Energética
By Iris Andrade
CBTU promove palestra sobre Eficiência Energética para fortalecer práticas sustentáveis
Na busca por otimizar o uso de energia e promover ações sustentáveis, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou, nesta semana, uma importante cerimônia de divulgação e conscientização voltada aos seus colaboradores.
Evento marcado por impacto financeiro e ambiental
O encontro ocorreu na sede da CBTU em Recife, onde especialistas, incluindo o engenheiro Gabriel Lopes, ministraram uma palestra voltada à importância da eficiência energética. A iniciativa faz parte do Projeto de Melhoria na Gestão de Recursos, que contabiliza uma redução de mais de 13 mil lâmpadas incandescentes substituídas por lâmpadas LED, projeto apoiado pela Neoenergia.
Durante a cerimônia, a superintendente do Grupo Neoenergia, Érica Ferreira, e Marcela Campos, representante da CBTU Recife, inauguraram oficialmente os resultados do programa com uma placa comemorativa, simbolizando o sucesso de uma ação que contribuirá para a economia de recursos públicos e para a sustentabilidade ambiental.
Impactos financeiros e ambientais
Segundo Dorival Martins, gerente de administração e finanças da CBTU Recife, a redução estimada no custo de energia elétrica da companhia, ao final do primeiro ciclo do projeto, será de aproximadamente R$ 1,533 milhões ao ano. Além do benefício econômico, há uma significativa diminuição na pegada de carbono, equivalente ao consumo mensal de quase 3.900 residências.
Convocação para engajamento contínuo
Martins ressaltou a importância do engajamento de todos os setores na prática diária do uso racional da energia, reforçando o papel de cada colaborador na conquista de metas sustentáveis. A superintendente Marcela Campos reforçou o compromisso da CBTU com a prestação de serviços de transporte público de forma democrática, socialmente inclusiva e sustentável.
Perspectivas futuras
A iniciativa, que contempla a implementação de ações de eficiência energética, deve continuar com estudos e novos programas que promovam a economia de recursos e a proteção ao meio ambiente, reforçando a responsabilidade social da CBTU e suas parcerias estratégicas.
Fonte: Comunicação da CBTU Recife