Arrastão contra dengue recolhe resíduos
By Iris Andrade
2º Arrastão de Combate à Dengue mobiliza moradores e coleta quase 180 toneladas de resíduos
O Governo Municipal de Sertãozinho realizou, no último sábado, 8 de novembro de 2025, o 2º Arrastão de Combate à Dengue do ano. A ação envolveu a comunidade e reuniu servidores de todas as secretarias, além da participação voluntária de empresas parceiras.
Ao todo, cerca de 450 pessoas estiveram diretamente envolvidas, entre equipes de abordagem porta a porta e equipes operacionais responsáveis pela coleta de materiais inservíveis. As atividades começaram às 8h, com voluntários percorrendo as residências para orientar moradores sobre descarte adequado e reforçar a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Entre a tarde de sábado e o domingo, aproximadamente 179 toneladas de resíduos foram recolhidas em cerca de 40 caminhões que atuaram pelos bairros da cidade.
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, afirmou que o volume recolhido nesta edição foi menor do que no início do ano, sinal de maior adesão da população ao descarte correto de materiais. A prefeitura tem ampliado a rede de ecopontos: 12 pontos “fast”, 2 ecopontos verdes e a expansão dos 16 ecopontos já existentes.
O secretário de Saúde, Renan Urizzi, explicou que as ações preventivas contribuíram para reduzir os casos de Dengue. No primeiro semestre, Sertãozinho teve 9.154 casos confirmados e 13 óbitos; no segundo semestre, foram registrados apenas cinco casos. A administração também aumentou o efetivo de vetores de 29 para 40 profissionais, além de ajustar dias e horários de trabalho para ampliar a visitação domiciliar.
Para facilitar o descarte adequado, a prefeitura mantém 16 ecopontos em Sertãozinho e Cruz das Posses, com funcionamento diário, das 7h às 19h. Os ecopontos “fast” funcionam 24 horas, com prioridade para móveis velhos, resíduos de construção civil, pneus e recicláveis. Já os ecopontos verdes recebem resíduos de jardinagem e poda de árvores, de segunda a sexta, das 7h às 17h.
O trabalho de prevenção segue em andamento, com o objetivo de manter a população protegida e reduzir novamente os riscos de arboviroses na região.
Autor: Departamento de Comunicação (PMS)
Prefeitura Municipal Sertãozinho