Skip to content

Alagoas em Fórum de Economia Circular inova

By Iris Andrade

Alagoas marca presença no 2º Fórum Nordeste de Economia Circular em Recife

O Governo de Alagoas participou do 2º Fórum Nordeste de Economia Circular, realizado no Recife, que reuniu mais de 150 líderes, entidades público-privadas e personalidades internacionais. O objetivo foi estimular o desenvolvimento sustentável na região e fomentar soluções estratégicas baseadas na economia circular entre os nove estados nordestinos.

Participação e destaques

A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, integrou o painel “Convergências e sinergias: economia circular e economia de impacto” e apresentou iniciativas que colocam Alagoas como protagonista da pauta no Nordeste.

  • Marco legal e institucional: Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental e o Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental (CEINISA).
  • Acordo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para fortalecer a agenda de impacto no país.
  • Fortalecimento do ecossistema de inovação e impacto, com o Programa Sedics de Canto a Canto, levando a estrutura da secretaria para o interior.

Beltrão enfatizou o compromisso de Alagoas com um desenvolvimento sustentável, inovador e inclusivo, destacando a construção de políticas, o fortalecimento de redes de cooperativas e o apoio a negócios que transformam resíduos em oportunidades.

Participação de Alagoas no Fórum Nordeste de Economia Circular

Casos que inspiram

Durante o evento, foram apresentados exemplos de empreendimentos de Alagoas que combinam inovação, sustentabilidade e inclusão social, como:

  • Retaliário: upcycling de pneus;
  • IABS Social: cobogós produzidos a partir de conchas de sururu;
  • Tutti Soluções Sustentáveis: revestimentos feitos com resíduos plásticos;
  • Policoncret e Isobloco: tecnologias sustentáveis na construção civil;
  • AMAJE: associação de mulheres de Jequiá da Praia que transforma óleo de cozinha e resíduos de siri em sabão e fertilizantes.

Esses negócios de impacto reforçam a imagem de Alagoas como território fértil para inovação, inclusão e soluções sustentáveis que promovem transformação social e econômica.

Casos de impacto em Alagoas apresentados no evento

Integração no Simpacto

No mesmo encontro, a superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Camila Marinho, representou Alagoas na reunião dos estados do Simpacto, iniciativa em parceria com a Sudene, Sebrae e BNB. Na ocasião, a Sudene anunciou recursos para ações de capacitação em economia de impacto, fortalecendo a integração regional em torno da agenda.

A participação no Simpacto reforça o papel de Alagoas como referência para a transição a um modelo econômico mais sustentável e inclusivo no Nordeste.

“Alagoas tem avançado com políticas consistentes e com cases de impacto que mostram nossa capacidade de inovar. Estar no Simpacto é uma oportunidade de fortalecer ainda mais as conexões regionais e garantir que os negócios de impacto do nosso estado tenham apoio para crescer, gerar renda e transformar comunidades”, destacou Camila Marinho.

Imagem relacionada ao Simpacto
Banner do evento

O conjunto de ações demonstra o compromisso de Alagoas em liderar a transição para uma economia mais sustentável e inclusiva, consolidando-se como referência regional no Nordeste.

Fonte: Governo de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *